CACHOEIRA DOURADA – O dia da árvore foi comemorado hoje 21 de Setembro de 2017, em uma verdadeira aula de preservação ambiental.

Jeane, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, promoveu um plantio de mudas com o apoio das escolas. A prefeita

Dra. Natália, vice-prefeito, vereadores, secretários e comunidade participaram do evento plantando uma muda de árvore.

As árvores são organismo essenciais para o equilíbrio do planeta Terra principalmente pela realização da fotossíntese. Assim, elas absorvem radiação solar e gás carbônico durante o dia liberando oxigênio e água, sendo este um processo contrário à respiração humana. Além do mais, a liberação de água é extremamente importante para o controle da umidade climática.

Vários pesquisadores revelam a importância das árvores para amenizar o clima em áreas urbanas, controlando a radiação solar, ventilação e umidade relativa do ar. Muitos estudos foram realizados para comparar a diferença de temperatura entre áreas cobertas por prédios altos e margens arborizadas. Entre estas pesquisas, encontrou-se uma diferença de 3°C em uma mesma avenida de São José do Rio Preto.

As características tão incríveis e importantes das árvores vão além disso. Eles são os organismos que mais apresentam variações para se adaptar ao meio em que estão. Como exemplo, pode-se citar a salicina, substância que surgiu no Salgueiro para proteção de fungos e bactérias. Esta mesma substância foi utilizada para a produção de aspirina. Da mesma forma, muitos outros compostos presentes nas árvores são de extrema importância farmacêutica e para a elaboração de cosméticos.