Conheça Cachoeira Dourada

Um PARAÍSO no coração do Brasil!

Uma cidade com enorme potencial turístico.

A qualidade de vida é algo que todos os seres humanos almejam e procuram. Sempre paramos para pensar se nossa vida não seria melhor se vivêssemos em um lugar mais calmo, ou seja, se morássemos numa cidade pequena.
 As cidades pequenas são ótimas para quem não aprecia o barulho, o trânsito, a poluição. Predomina a tranquilidade, a rede na varanda, o jogo de cartas na praça com os amigos ao entardecer.
 Aliás, as relações de amizade são muito mais estreitas, e as vezes até, mais valorizadas.
 Em Cachoeira Dourada-|GO esses atributos são predominantes, além do potencial turístico, com suas belezas naturais como as águas quentes e salgadas, a riqueza do Rio Paranaíba, as praias do Sol e da Lua, as terras que abrigam uma vasta diversidade da flora do cerrado brasileiro, além da zona rural que está a cada dia crescendo, aumentando seus recursos e prosperidade a região.
 Tudo isso torna nossa cidade uma terra de superação e solidariedade.

História

Cachoeira Dourada surgiu como uma vila as margens do rio Paranaíba, com a economia fundada na pesca e agricultura familiar.
O nome Cachoeira Dourada, segundo relatos coletados com anciões locais, teria surgido através de duas hipóteses. A primeira seria devido ao brilho amarelo-dourado que o vapor de água da cachoeira emanaria ao ter contato com a luz solar ao entardecer. A segunda seria relacionada a quantidade de dourados, espécie de peixe encontrada em abundancia naquela época.
Ao analisar a linha do tempo de Cachoeira Dourada, nos deparamos com o marco da construção da usina hidrelétrica na década de 1950 que tomaria lugar da cachoeira nativa e ocuparia grande parte do território com as águas do represamento.
Enel Green Power Cachoeira Dourada S.A é uma companhia de capital fechado que atua na realização de estudos, projeções, construção, instalação, operação e exploração de usinas geradoras de energia elétrica, bem como na comercialização de energia.
Construída na década de 1950 para gerar a energia necessária à construção de Brasília, a EGP Cachoeira Dourada é controlada pelo Grupo Enel desde setembro de 1997 com um contrato de concessão com vencimento em setembro de 2027. Sua capacidade instalada é de 658 MW.

Cachoeira antes da construção da usina hidrelétrica.

"Fontes Termais" Uma descoberta feita ao acaso.

Clube com água quente e salgada. Clube Eldorado

O município ficou conhecido a partir da década de 1970 por ser descoberto em sua estrutura geológica, veios de água quente e com índice elevado de salinidade, sendo seu diferencial.
Mais uma vez, conforme relatos de moradores, a descoberta do recuso hídrico se deu por acaso. Na tentativa da construção de um poço artesiano para o abastecimento do posto de gasolina local, o comerciante (Mario Gomes) e os operários da obra teriam se surpreendido com o jato de água quente e salobra, depois de dificuldades em romper a camada rochosa presente no caminho da broca empregada.
Percebendo o potencial, Mario Gomes investiu na construção de piscinas aquecidas e uma galeria comercial próximas ao local da perfuração. Dando inicio ao desenvolvimento turístico da comunidade.

Emancipação Municipal

Tendo em mente o desenvolvimento socioeconômico local a partir do turismo, dos avanços na exploração agro e também a influencia da construção da Hidrelétrica. Em 1982, atendendo ao anseio da população, após o plebiscito, Cachoeira Dourada se emancipa de Itumbiara, deixando a categoria de distrito e se tornando município.

Fundação: 14 de maio de 1982.

Foto aérea antiga de Cachoeira Dourada - Goiás

Logos Oficiais do Governo

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

* Todas as logos oficiais estão comprimidas por .ZIP, após a descompressão os arquivos se encontram vetorizados no formato .CDR ( Corel Draw 17 ).

Calendário Oficial

Aguardando material

Lorem ipsum dolor sit amet. Et minima quisquam ut amet alias ad repudiandae amet et cumque voluptas qui dolores autem eos omnis reiciendis. Ut quidem debitis ea enim repellendus sit explicabo quam est vero obcaecati eum vitae rerum? In dicta quos est delectus omnis et ipsa internos sit voluptatem totam.

Sit doloribus rerum cum blanditiis velit qui totam dolor vel ipsa deleniti ab voluptas numquam ad pariatur quas. Vel quos sint ut similique magni qui harum consequuntur. Sit nihil nihil et veniam cupiditate ut temporibus odit non libero sunt et omnis velit ut quia unde et itaque distinctio?

Aut corporis recusandae eos galisum minima hic laudantium aspernatur est error beatae vel galisum in enim ullam. Eum incidunt possimus eos veniam nemo ad odit eius ex asperiores dolores qui dolorum adipisci. Et voluptates sunt non atque aliquid ex earum porro quo itaque quaerat et recusandae numquam. At dolore nostrum ea voluptatibus animi id magnam illum.